sexta-feira, 27 de março de 2009

O valente Soldado Cheik

Jaroslav Hasek

Jaroslav Hasek nasceu em Praga (Checoslováquia), em 1883, e faleceu em Lipnice, em 1923.Foi escritor e jornalista Teve uma juventude desordenada, no fim da qual foi chamado combater sob a bandeira austríaca. Destinado aos serviços de saúde, dedicou-se a uma consciente regular sabotagem antiaustriaca..
Feito prisioneiro pêlos Russos, alistou-se no exército checo organizado na Rússia e, em Kiev, tornou-se colaborador dum jornal checo. Parece que, em seguida, desenvolveu uma intensa actividade em organizações de extrema-esquerda.
Depois do seu regresso à Checoslováquia, liberta, tomou-se no escritor despreocupado e no incorrigível "boémio" ao qual a lenda atribui factos nem sempre críveis. A sua obra principal é, sem dúvida, O Valente Soldado Chveik, que o tomou famoso na sua pátria e no estrangeiro.
Chveik, soldado astuto e malicioso, é o símbolo da posição negativa dos soldados checos em relação à Áustria durante a primeira guerra mundial.
Mas não só isso, pois ele encarna uma das mais profundas e saborosas sátiras ao militarismo.
O principal personagem de O Valente Soldado Chveik, de rude bom senso, foi interpretado muitas vezes pela crítica como uma autobiografia de Hasek, que foi acusado de ter insultado Sua Majestade Imperial.
A caricatura que Hasek traça da burocracia militar austríaca corresponde a um protesto contra a guerra, bem como contra a águia imperial. Esta obra, recebida com aplausos por toda a critica, adaptada ao cinema e várias vezes ao teatro
(uma delas por Bertolt Brecht) ê hoje património comum de todos os povos. O seu lançamento em "Livros de Bolso Europa-América" só foi possível graças à colaboração da Portugália Edito
ra
.

Sem comentários:

Enviar um comentário